sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CORDEL DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS DA UNEB CAMPUS V


Com minhas palavras humildes
Vim aqui pra falar
Do curso de Letras Vernáculas
Que na UNEB almejei estudar
Onde ampliei minha visão de mundo
E o meu jeito de pensar!

Ao mesmo tempo em que falo
Venho me despedir
Deste curso de Letras Vernáculas
E o que significou pra mim
Estudar nesta graduação
Onde agradeço o que aprendi.

Este curso é o melhor
Do campus V da UNEB
Do Departamento de Ciências Humanas
É só acessar na internet
Onde as notícias são divulgadas
Nos melhores sites da web.

Quando aqui cheguei
Não sabia o que me esperava
Tinha tanta teoria
Que eu nem comentava
O que eu devia fazer mesmo
Era seguir nesta estrada.

O curso era formado
Por três ramos da ciência
A Linguística, a Literatura
A Pedagogia, que inteligência
Tratando a educação
Com amor e paciência.

A Linguística, que interessante!
É a ciência da linguagem
Tem Semântica e Morfologia
Fonologia e Sintaxe
Mas é na historia da língua
Que fazemos uma viagem.

Eu não posso esquecer
Da literatura brasileira
Com documentos e registros
Da língua portuguesa
E a Crítica Literária
Entra nesta com certeza.

Este curso foi marcante
Na historia da minha vida
Aprendi muitas coisas
Que trouxe pra minha lida
Vou seguir os meus estudos
Nesta mesma linha ainda.

Durante todo o curso
O SIP me ajudou
O Seminário Interdisciplinar de Pesquisa
Um crescimento me impulsionou
Com alegrias e frustrações
Que a pesquisa me provocou.

Tem os encontros de estudantes
O ENEL para o Brasil viajar
Existe o EBEL na Bahia
Que no estado me fez passear
E o EREL do Nordeste
Que aquela região me pôs a visitar.

O Colegiado de Letras
Ficou mais organizado
Com a chegada de Mayra
Pois era muito bagunçado
Agora os trabalhos produzidos
Ficam todos arquivados.

Não posso me esquecer
De falar da coordenação
Que no Colegiado de Letras
Sempre dá confusão
Quando é pra ser coordenador
Ninguém se coloca a disposição.

Os funcionários que aqui trabalham
Tem muito a zelar
Pelo espaço acadêmico
Aonde pessoas vêm estudar
E todos que entram aqui
Não vêem a hora de se formar.

Pra cuidar dos projetos
Tem o Núcleo de Pesquisa e Extensão
É o NUPE responsável
Pelo apóio e execução
Dos projetos de pesquisa
Que envolve a população.

No dia da Consciência Negra
Tem o Fórum de pro igualdade racial
É o Santo Antonio Negro
Que presa pela inclusão social
O núcleo AFROUNEB
Reúne lá todo o pessoal.

Ao idoso está aberta
A nossa Universidade
No campus V acontece
O Ser Feliz Na Terceira Idade
Com atividades educativas
Que incluem o idoso na sociedade.

No Laboratório de Línguas
Acontece um curso inteligente
Que ensinam outros idiomas
Ao povo santoantoniense
Pois fica aberto à comunidade
O Núcleo de Estudos Canadenses.

É no Auditório Milton Santos
Que ocorrem os eventos
Palestras e apresentações
Mesas-redondas e julgamentos
De trabalhos desenvolvidos
Com alegrias e sofrimentos.

Na cozinha, duas pessoas
Cuidam daquele fogão
Preparam para os professores
Cafezinho, chá e feijão
Falo de dona Brosa e dona Dete
Que moram em meu coração.

Pra universidade melhorar
A biblioteca é importante
E está organizada
Com os livros na estante
Tem internet disponível
Pra dar apóio ao estudante.

Mas grandes contribuições
Trouxeram os professores
Que conhecem as teorias
E são mestres e doutores
Dentro da universidade
Existem como inspiradores.

Os professores de Línguística
Trabalham com o objetivo
Enquanto os docentes de Pedagogia
Na educação almejam o prestígio
Já os professores de Literatura
Lidam com o subjetivo.

Nunca vou me esquecer
Dessa universidade
Que marcou a minha vida
E mudou minha realidade
Pois professora hoje sou
E dou aulas na comunidade.

Pelos trabalhos acadêmicos
Eu sempre me interessei
Os resumos e resenhas
Aos professores entreguei
E o seminário pra estudar
A toda turma apresentei.

Letras Vernáculas é o curso
Dos melhores leitores
Que influencia os graduandos
A serem futuros escritores
Que um dia se torna
Ou mestres ou doutores.

Este curso da UNEB
Só tem a orgulhar
Professores e graduandos
Que nele vem participar
Já que na prova do ENADE
Só tira o conceito A.

É com muito sentimento
Que escrevo neste papel
Sobre o curso de Letras Vernáculas
Que não é de bacharel
Mas é de licenciatura
Aqui encerro o meu cordel.

AUTORA: Jaqueline dos Santos Ribeiro Amorim

Um comentário:

  1. Parabéns Jaqueline,
    Temos orgulho de uma aluna como você. Aluna Dedicada e excelente escritora cordelista.
    Cláudia

    ResponderExcluir